Entender o que é dropshipping é só o ponto de partida para e-commerces que querem saber se essa é uma boa alternativa de venda. É preciso analisar a fundo os aspectos desse conceito para de fato ter certeza de que sua utilização é benéfica para o negócio.
No Google Trends, é possível observar que o interesse por esse modelo vem crescendo no Brasil:
Aqui você vai saber tudo o que precisa para ficar de olho nessa oportunidade de negócio e evitar erros graves que podem prejudicar seu empreendimento.
O que é dropshipping
Geralmente, o dropshipping é voltado para e-commerces e empreendedores individuais de marketplaces. O processo consiste em receber as ordens de serviço (vendas) online e encaminhá-las ao fornecedor, ou seja, o parceiro dropship, que por sua vez envia o produto para o seu cliente em nome da sua empresa.
Como resultado, não é preciso manipular ou ter acesso ao produto, você faz apenas o intermédio para venda. O lucro com esse processo vem da diferença de preço entre o valor que você divulga na sua loja online e o que o seu parceiro dropshipping cobra.
Como funciona o dropshipping
Em geral, é um processo relativamente simples como mostra a imagem abaixo:
Passo 1: um visitante chega à sua loja online e faz uma compra.
Passo 2: você recebe a ordem de venda e manualmente ou automaticamente passa essa informação para o seu parceiro dropshipping.
Passo 3: seu parceiro fica responsável por separar as encomendas e enviá-las diretamente ao seu cliente.
Benefícios de usar dropshipping em seu negócio
Existem muitos benefícios em utilizar dropshipping para vender na internet. Abaixo listamos os principais deles:
Menos gastos: sem precisar investir em estoque de produtos, você pode começar um negócio dropshipping bem-sucedido com pouco dinheiro.
Poucas despesas fixas: já que você não tem que lidar com a compra e a gestão do catálogo e do estoque, os custos fixos são bastante baixos. Na verdade, pelo mundo afora muitas empresas dropshipping bem-sucedidas operam a partir de um escritório em casa com um laptop desembolsando menos de US $ 100 por mês. À medida que crescem, esses custos são suscetíveis a aumentar, mas continuam a ser baixos em comparação com os de um negócio tradicional.
Flexibilidade: um negócio dropshipping permite operar praticamente de qualquer lugar, basta ter uma conexão com a internet. Desde que você possa se comunicar com fornecedores e clientes, é possível operar e gerir o seu negócio facilmente.
Variedade de produtos: como você não precisa comprar com antecedência os itens para vender, é possível oferecer uma ampla variedade de produtos para os seus clientes e ir aumentando o catálogo conforme for conveniente, desde que o seu fornecedor dropshipping tenha os itens em estoque.
Sem trabalho dobrado: com um negócio tradicional, se você recebe três vezes mais pedidos do que o normal geralmente isso exige o triplo do trabalho. Tendo fornecedores dropshipping, a parte de processamento de encomendas será feita por eles, permitindo que seu negócio se expanda com menos gastos e menos trabalho, por isso será quase a mesma coisa se você vender 5 ou 500 produtos.
Todos esses benefícios fazem do dropshipping um modelo muito atraente para os empreendedores, mas, infelizmente, nem tudo que reluz é ouro. Toda essa conveniência e flexibilidade tem um preço, como mostra o próximo tópico.